Blog

Saiba o que é ecoturismo e onde fazer na Bahia

Foto: Freepik

A sustentabilidade, ao longo dos últimos anos, se tornou um tema em evidência. Cada vez mais pessoas tem compreendido a importância de fazer escolhas mais conscientes no seu dia a dia. Tudo para gerar o menor impacto possível na natureza.

Seguindo essa tendência, o ecoturismo tem ganhado destaque como uma opção que valoriza o meio ambiente. Se você quer descobrir o que é o ecoturismo e as opções que a Bahia reserva para a prática desta modalidade, continue a leitura.

O que é ecoturismo

O termo ecoturismo foi introduzido no Brasil no final dos anos 80, seguindo uma tendência mundial que buscava formas mais sustentáveis, devido uma crescente valorização do meio ambiente pela sociedade.

Segundo a EMBRATUR – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo –  ecoturismo é “o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”

Mas na prática: o que é o ecoturismo? É a modalidade de turismo que promove o contato com ambientes naturais garantindo a proteção ambiental das áreas que esse turismo ocorre.

Onde fazer ecoturismo na Bahia?

Quando pensamos em ecoturismo no Brasil, a Bahia é um dos estados que mais se destaca e atraem visitantes.

Tendo a Chapada Diamantina como principal atração.  Afinal, o Parque da Chapada Diamantina concentra um grande volume de cachoeiras, rios e trilhas.

Contudo, o ecoturismo na Bahia está presente em diversas cidades, indo muito além da Chapada Diamantina.

Se você está escolhendo um destino para viver a experiência do ecoturismo, nossa sugestão é conheça Baixio.

Baixio: ideal para os amantes do ecoturismo

Esse é um daqueles destinos de quem ama o contato com a natureza e deseja viver o ecoturismo.

Baixio é um povoado do distrito de Esplanada, no estado da Bahia, que fica a 164 km de Salvador, via Linha Verde, e a 30 minutos da Praia do Forte.

Além das praias perfeitas para surfistas, o povoado está localizado em uma área de proteção ambiental, a Apa Litoral Norte. Baixio abriga uma das maiores reservas de restingas protegidas do Brasil, tendo um vasto território quase virgem, com uma diversa fauna e flora.

Devido às 14 nascentes que estão presentes perto da região, o povoado tem 5 lagoas que encantam os moradores e visitantes pelas águas calmas e cristalinas. Destas, as lagoas da Panela, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, que ficam na Fazenda Baixio, são as mais conhecidas.

Para controlar o impacto ambiental na região, a entrada nestas três lagoas é limitada para 30 visitantes ao dia. Por isso, se você for visitar esse paraíso não deixe de agendar com antecedência.

Viu só? A praia de Baixio tem tudo o que um amante da natureza gosta! Agora que você sabe um pouco mais sobre esse lugar deslumbrante, conheça o Ponta de Inhambupe, um empreendimento em frente ao mar, com uma surpreendente estrutura hoteleira e de lazer.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

© 2021 Prima Empreendimentos Inovadores - Todos os direitos reservados

Atendimento por E-mail

Para começar, identifique-se: