Blog

Regime de condomínio e incorporação imobiliária: entenda as diferenças

Foto: Freepik

Investir em imóveis é um momento muito importante na vida de muitas famílias. E justamente nessa hora, surgem dúvidas que podem comprometer a escolha e o orçamento. Afinal, você sabe a diferença entre regime de condomínio e incorporação imobiliária?

Neste artigo traremos os principais pontos e vamos também tirar as dúvidas mais comuns de quem busca comprar um imóvel. Acompanhe.

O que é e como funciona a incorporação imobiliária?

O processo de incorporação imobiliária funciona a partir da construção de um empreendimento que possua unidades autônomas para funcionar em regime de condomínio. Esse empreendimento tem a finalidade da venda antecipada de tais unidades seja na planta ou em construção.

A incorporadora, empresa responsável pela construção do equipamento imobiliário, é quem define como será o projeto e oferece um valor fixado ou ajustável, de acordo com o que foi estabelecido em contrato para a construção desse projeto. 

O que é e como funciona o regime de condomínio?

Diferente da incorporação, o regime de condomínio nada mais é do que a construção de imóveis individuais (casas ou apartamentos) em um único terreno que são, juntos, administrados por uma administradora imobiliária.

Ao contrário da compra via incorporação imobiliária, onde o financiamento bancário passa a ser ativado após a entrega da obra, no regime de condomínio esse valor deve ser pago até a entrega. O que torna esse tipo de investimento voltado a quem tem um poder de compra maior.

Leia também: Conheça o condomínio com pé na areia em Baixio

Quais as diferenças entre incorporação imobiliária e regime de condomínio?

Existem algumas diferenças entre o regime de condomínio e incorporação imobiliária que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor modelo de imóvel para investir. Acompanhe a tabela abaixo e compare as duas situações:

Incorporação imobiliáriaRegime de condomínio
Permite a venda das futuras unidades autônomasCada um possui uma fração ideal do terreno
O imóvel será construído e finalizado pela incorporadoraO imóvel será finalizado mediante o pagamento dos condôminos, podendo gerar atraso nas obras
Financiamento bancário liberado após entrega da obraValor deve ser quitado até a entrega do imóvel
Imóveis independentes de administraçãoImóveis administrados por uma empresa

Vantagens da Incorporação Imobiliária

Uma das principais vantagens da incorporação imobiliária é em relação à inadimplência dos investidores. Diferentemente do modelo de condomínio fechado onde alguns condôminos podem comprometer o funcionamento de obras mesmo que temporariamente, no caso da incorporação imobiliária, a construtora responsável deve concluir tudo, independentemente do resultado financeiro alcançado.

Garantindo assim que o imóvel será finalizado e entregue para o comprador.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre regime de condomínio fechado e incorporação imobiliária, conheça os empreendimentos de alto luxo da Prima.

Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos empreendimentos.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

© 2021 Prima Empreendimentos Inovadores - Todos os direitos reservados