Blog

Saiba o que é o IPTU Verde e como se aplica esse desconto

panel solar and energy plug vector illustration design

Você sabia que segundo o Ministério do Meio Ambiente, 50% dos resíduos sólidos gerados no Brasil vem da construção civil? Esse é apenas um dos impactos da área no meio ambiente.

Para minimizar alguns destes impactos, prefeituras brasileiras começaram a criar iniciativas que incentivassem a adoção de práticas mais sustentáveis nas reformas e nas construções de novos empreendimentos.

O IPTU Verde é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador. O Programa de incentivo soteropolitano, vem desde 2015 incentivando empreendimentos imobiliários a implementarem ações mais sustentáveis através do desconto no IPTU.

Se você quer entender melhor como o IPTU Verde funciona e quais os descontos que pode adquirir ao adotá-lo, continue sua leitura.

O que é o IPTU Verde?

IPTU Verde é o nome dado ao Programa de Certificação Sustentável em edificações no Município de Salvador.

Instituído pelo Decreto nº 25.899, em Março de 2015, o programa incentiva a adoção de práticas e ações sustentáveis nos empreendimentos imobiliários através de benefícios fiscais. Um dos objetivos do programa, por consequência, é reduzir o consumo de recursos naturais e os impactos ambientais da construção civil.

Como o IPTU VERDE funciona?

O programa IPTU Verde delimita, através do decreto municipal, diferentes requisitos que podem gerar pontuação para a obtenção de desconto no imposto predial e territorial urbano (IPTU). Ao todo, são 63 requisitos, entre eles: uso de fontes alternativas de energias, utilização da pavimentação permeável, implantação do telhado verde, gestão dos resíduos sólidos, etc..

Provavelmente, você deve estar se perguntando: qual o desconto que posso conseguir ao adotar essas práticas sustentáveis em meu empreendimento? Nós vamos te explicar!

Os descontos variam conforme a pontuação acumulada. O IPTU Verde contempla três categorias de certificação:

Bronze: 50 a 69 pontos que equivalerá a 5% de desconto.

Prata: 70 a 99 pontos que equivalerá a 7% de desconto.

Ouro: Maior ou igual a 100 pontos que equivalerá a 10% de desconto.

Como o programa delimita diferentes pontuações para cada iniciativa sustentável, sua margem de desconto e categoria de certificação dependerão da totalidade pontuada.

Ou seja, o IPTU Verde funciona seguindo a seguinte lógica: mais práticas sustentáveis adotadas significam mais pontos acumulados. A totalidade da sua pontuação será equivalente a uma das três categorias de certificação.

Quais os benefícios do IPTU Verde?

Agora, você já conhece o funcionamento do programa soteropolitano de certificação sustentável. Mas você entendeu todos os benefícios que ele propicia? Venha descobrir os principais benefícios, segundo o time da Prima.

Disseminar a consciência sustentável

Quando os cidadãos entendem as práticas mais sustentáveis que podem adotar, mesmo que no começo seja por um benefício fiscal, uma mentalidade sustentável começa a ser construída.

Diminuição do impacto das construções

Conforme falamos no começo deste texto, a construção civil é uma área responsável por grandes impactos negativos no meio ambiente. Assim, o incentivo de práticas mais sustentáveis, irá gerar como consequência a minimização destes impactos.

Economia

Quando um empreendimento é sustentável, o desconto no IPTU será repassado para todos os moradores que escolhem participar do programa.

O IPTU Verde incentiva a construção de empreendimentos cada vez mais sustentáveis, além de estimular a proteção ambiental, gerar educação sustentável e evidenciar as pequenas escolhas que protegerão o meio ambiente.

Agora que você já sabe como funciona o IPTU Verde, conheça o Horto Parque Barcelona, empreendimento projetado para se enquadrar neste sistema!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

SUSCRÍBASE A NUESTRA
NEWSLETTER

© 2021 Prima Empreendimentos Inovadores - Todos os direitos reservados

Atendimento por Correo Electrónico

Para começar, identifique-se: