Blog

Conheça as principais taxas na compra de um imóvel

Adquirir a casa própria é um acontecimento muito especial na vida de qualquer pessoa e, por isso, nenhum detalhe deve passar despercebido. Diante desse cenário, é importante tomar conhecimento dos principais custos envolvidos na compra de um imóvel que se estendem além da entrada e do financiamento. Continue a leitura deste post e confira quais são as taxas que fazem parte dessa transação!

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis — ITBI

O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis é cobrado pelas prefeituras sempre quando alguém compra uma propriedade. Essa alíquota que pode sofrer alterações conforme o município, precisa ser quitada para que ocorra a transferência de propriedade do bem adquirido para o nome do comprador. Alguns municípios fazem essa cobrança antes da lavratura da escritura pública, outros optam pelo pagamento após o registro.

Caso o comprador não cumpra o prazo de pagamento do ITBI, não será possível realizar a transmissão de propriedade do bem adquirido naquele momento. Se isso acontecer, será necessário recomeçar o processo de solicitação de cálculo do imposto na Prefeitura para a geração de um novo boleto.

Escritura pública

A escritura do imóvel é o documento que comprova a realização do negócio, de acordo com termos acertados entre as partes, ou seja entre comprador e vendedor. Os valores são tabelados e variam de acordo com o Cartório Tabelionato de Notas de cada local. Esse documento é exigido por lei para transações imobiliárias e é essencial para legitimar a referida compra.

Registro de imóvel

Depois da assinatura do contrato é necessário remetê-lo ao cartório de Registro de Imóveis, responsável para que a transferência de propriedade seja registrada na matrícula do imóvel. Vale ressaltar que cada imóvel pertence a um cartório específico e sua localização é o que determina em qual cartório ele deverá ser registrado.

O registro da escritura concede a propriedade definitiva ao adquirente, sendo essencial, após a lavratura, requerê-lo. Caso o registro não tenha sido feito, o comprador terá apenas a posse e o uso do imóvel, ou seja, estará morando em um imóvel que não é oficialmente seu.

Anotou tudo? Fique atento! Agora, você já sabe quais taxas e impostos estão envolvidos na compra de um imóvel.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

SUSCRÍBASE A NUESTRA
NEWSLETTER

© 2020 Prima Empreendimentos Inovadores - Todos los derechos reservados
Actualizado por BeeWeb

Atendimento por Correo Electrónico

Para começar, identifique-se: