
Investir em imóveis é um momento muito importante na vida de muitas famílias. E justamente nessa hora, surgem dúvidas que podem comprometer a escolha e o orçamento. Afinal, você sabe a diferença entre regime de condomínio e incorporação imobiliária?
Neste artigo traremos os principais pontos e vamos também tirar as dúvidas mais comuns de quem busca comprar um imóvel. Acompanhe.
O que é e como funciona a incorporação imobiliária?
O processo de incorporação imobiliária funciona a partir da construção de um empreendimento que possua unidades autônomas para funcionar em regime de condomínio. Esse empreendimento tem a finalidade da venda antecipada de tais unidades seja na planta ou em construção.
A incorporadora, empresa responsável pela construção do equipamento imobiliário, é quem define como será o projeto e oferece um valor fixado ou ajustável, de acordo com o que foi estabelecido em contrato para a construção desse projeto.
O que é e como funciona o regime de condomínio?
Diferente da incorporação, o regime de condomínio nada mais é do que a construção de imóveis individuais (casas ou apartamentos) em um único terreno que são, juntos, administrados por uma administradora imobiliária.
Ao contrário da compra via incorporação imobiliária, onde o financiamento bancário passa a ser ativado após a entrega da obra, no regime de condomínio esse valor deve ser pago até a entrega. O que torna esse tipo de investimento voltado a quem tem um poder de compra maior.
Leia também: Conheça o condomínio com pé na areia em Baixio
Quais as diferenças entre incorporação imobiliária e regime de condomínio?
Existem algumas diferenças entre o regime de condomínio e incorporação imobiliária que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor modelo de imóvel para investir. Acompanhe a tabela abaixo e compare as duas situações:
Incorporação imobiliária | Regime de condomínio |
Permite a venda das futuras unidades autônomas | Cada um possui uma fração ideal do terreno |
O imóvel será construído e finalizado pela incorporadora | O imóvel será finalizado mediante o pagamento dos condôminos, podendo gerar atraso nas obras |
Financiamento bancário liberado após entrega da obra | Valor deve ser quitado até a entrega do imóvel |
Imóveis independentes de administração | Imóveis administrados por uma empresa |
Vantagens da Incorporação Imobiliária
Uma das principais vantagens da incorporação imobiliária é em relação à inadimplência dos investidores. Diferentemente do modelo de condomínio fechado onde alguns condôminos podem comprometer o funcionamento de obras mesmo que temporariamente, no caso da incorporação imobiliária, a construtora responsável deve concluir tudo, independentemente do resultado financeiro alcançado.
Garantindo assim que o imóvel será finalizado e entregue para o comprador.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre regime de condomínio fechado e incorporação imobiliária, conheça os empreendimentos de alto luxo da Prima.
Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos empreendimentos.
Até a próxima!